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Chocolate: O que observar para fazer uma boa escolha

O chocolate nasceu há mais de 3000 anos como alimento dos deuses maias. De lá para cá, ganhou muitos fãs e foi alvo de diversos estudos que comprovaram seus inúmeros benefícios para a saúde, como aumentar o bem-estar, proteger o cérebro, ajudar a manter a saúde do coração em dia, agir como anti-inflamatório, diminuir o envelhecimento precoce, combater o diabetes do tipo 2 e até ajudar no processo de emagrecimento.

Não faltam razões para se deliciar com alguns pedacinhos do doce. Mas não vale exagerar, os especialistas indicam a ingestão de até 30 gramas por dia. Veja como o escolher o melhor produto para levar para casa.

Embalagens

A melhor embalagem depende do tipo do produto

De forma geral ele precisa oferecer uma barreira para elementos do ambiente externo, como vapor d’água, luz e aromas, além de fornecer resistência durante o transporte e a distribuição. Nos tabletes individuais os revestimentos feitos com filme plástico maleável e selados nas extremidades são o suficiente. Já no caso dos produtos maiores, que muitas vezes são embalados externamente com folhas de papel, um envoltório interno de papel laminado oferece a proteção necessária.

Tipos de Produto

O amargo é o mais indicado pelos especialistas

Produzido apenas com os elementos sólidos do cacau, manteiga de cacau e açúcar, sem adição de leite, ele é vendido nas opções extra amargo, com 75% a 85% de cacau; amargo, com 50% a 75% de cacau; e meio amargo, 35% a 50% de cacau. Como tem uma concentração maior dessa substância, oferece os benefícios oferecidos por ela com mais intensidade.

No tipo ao leite são adicionadas outras substâncias

Além dos elementos sólidos de cacau, a manteiga de cacau e o açúcar, ele é produzido com leite em pó e pode ter ainda a adição de lecitina de soja e aroma de baunilha na sua composição. Nesse tipo de chocolate as porcentagens de cacau ficam entre 30 e 40%.

O branco é o mais pobre em cacau

Ele é feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina de soja e em alguns casos ainda recebe aroma de baunilha. Tende a ser mais doce e com textura bem cremosa e contém cerca de 20% de cacau em cada 100 gramas de alimento. Pelo fato de não ter elementos sólidos do fruto do cacaueiro na sua composição, em alguns países do mundo essa versão não recebe a denominação de chocolate.

Os dietéticos são indicados para os diabéticos e não para quem faz dieta

Nesse caso o açúcar é substituído por adoçantes, como o sorbitol, a stévia, a sucralose e a sacarina, entre outros. Para obter a consistência ideal, o alimento costuma receber uma porção extra de gordura, o que faz com que ele fique bem calórico. Por essa razão, não é uma boa opção para quem não quer ver o ponteiro da balança subir. Os produtos com zero lactose seguem a mesma ideia e são recomendados para quem não consegue digerir essa substância do leite.

De olho no rótulo

Confira sempre a lista de ingredientes

Ela apresenta os componentes de maneira decrescente, ou seja, os que estão em maior quantidade aparecem no começo e por isso é uma ótima forma de verificar se o chocolate em questão conta como uma boa quantidade de cacau e, assim, oferece os seus benefícios com mais intensidade.

Cheque os elementos extras da receita

Muitas vezes os chocolates têm outros itens na fórmula, como castanhas, caramelo e coco, entre outros. Por isso é muito importante analisar esse detalhe, levando em consideração o gosto pessoal e possíveis alergias.

 

Informações médias nutricionais (porção de 25 gramas ou 4 quadradinhos)

  Ao leite Meio amargo Branco Diet
Valor Energético 134 kcal 125 kcal 138 kcal 165 kcal
Carboidratos 15 gramas 14 gramas 14 gramas 14 gramas
Gorduras totais 7,6 gramas 7,0 gramas 8,2 gramas 8,2 gramas

 

Fonte: Bol Notícias. Por Roger Darros-Barbosa, coordenador do curso de engenharia de alimentos da Universidade Estadual Paulista, UNESP (adaptado)

Link: https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2018/08/06/chocolate-amargo-e-a-melhor-opcao-o-que-olhar-para-fazer-uma-boa-escolha.htm