Mendoá Chocolates

  • EnglishFrançaisPortuguês

Blog

Alimentação que ajuda a controlar a ansiedade

A ansiedade é uma condição generalizada que afeta milhões de pessoas, os sintomas variam e algumas pessoas só sentem de vez em quando. Entretanto alguém que apresenta sintomas por mais de seis meses pode ter um transtorno de ansiedade generalizado que incluem queixas como medo, tensão, preocupação excessiva com eventos do cotidiano, irritabilidade, dificuldade de concentração chegando até a palpitação cardíaca e aperto no peito.

Com a vida estressante nos tempos atuais, não é muito difícil encontrar essa lista. Entretanto, novas pesquisas sugerem que uma nutrição adequada pode ajudar a reduzir os sintomas da ansiedade.

Vamos aos alimentos:

1 – A castanha do para por conter selênio pode melhorar o humor, além de ser antioxidante previne danos as células e é anticancerígena.

2 – Chocolate amargo acima de setenta por cento, pode ajudar a reduzir o stress, um estudo de 2014 descobriu que 40mg de chocolate ajudam na sensação de bem-estar

3 – Peixes gordos, tais como salmão, cavala, sardinha, truta e arenque por serem ricos em ômega 3, que é um ácido graxo melhoram a função cognitiva e a saúde mental, além de serem ricos em EPA e DHA que regulam os neurotransmissores, e vitamina D que aparece como destaque nas últimas pesquisas mostrando que a deficiência pode ser uma das causas de depressão.

4 – Ovos, as gemas são fontes de vitamina D, além de ser uma excelente proteína por conter vários aminoácidos necessários ao desenvolvimento. Rico em triptofano ajuda a produzir a serotonina que melhora o sono e o estabilidade emocional

5 – Tumeric, especiaria usada na cozinha da Índia, tem como princípio ativo a cúrcuma, que pode ajudar a reduzir a inflamação, e o stress oxidativo que está sempre elevado em pessoas que sofrem de ansiedade

6 – Semente de abobora, fonte de zinco, mineral essencial ao sistema nervoso ajuda a regular as emoções

7 – Iogurte, contém lactobacilos e bifidobacterias que de acordo com pesquisas recentes protegem a flora intestinal biológica, pois sabemos que o intestino é considerado o segundo cérebro participando na produção de serotonina

8 – Chá verde, contém theanina a qual causa a sensação de bem-estar reduzindo a ansiedade, por produzir efeito relaxante e calmante e ajudando na produção de Dopamina.

Além de tudo isso e dentro das possibilidades do seu estilo de vida, tente aproveitar mais cada momento, valorizando as pequenas coisas, como aquela conversa gostosa olho no olho.

Dê menos atenção ao celular, coloque nutrição em sua vida afetiva e esteja mais presente com as pessoas que estão ao seu redor. Tente cobrar de si menos perfeição e lembrar que somos demasiadamente humanos, é importante relevar os imprevistos ou a ideia de ter o controle absoluto sobre as coisas. Divirta-se com coisas simples e ame o máximo que puder.

 

Por: Dra. Sandra Gordilho – Médica

Clínica Elemethare – elementhare.com.br